Museu de Arte Sacra
de Santa Maria


Foto do Museu de Arte Sacra de Santa Maria venceu o Concurso do IPHAN

9 de Outubro de 2015 às 08:42

O Museu de Arte Sacra de Santa Maria conquistou o 3º lugar no concurso do IPHAN "Eu e o Patrimônio". Leia a matéria no site: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3319/acao-cultural-eu-e-o-patrimonio-anuncia-os-vencedores
 
 
A mestranda Luciana de Aguilar Belizio do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural (PPGPPC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e voluntária do Projeto de Extensão desta universidade, intitulado “Gestão e informatização do patrimônio cultural do Museu de Arte Sacra de Santa Maria/RS, sob a coordenação da Profª Drª Marta Rosa Borin, participou do concurso "Eu e o Patrimônio"  com uma fotografia do artefato do Museu de Arte Sacra de Santa Maria de grande valor histórico e identitário: uma imagem da Nossa Senhora da Conceição talhada em madeira maciça, com uma grande cavidade às costas, conhecida como “santa do pau oco”. Os traços desta obra de arte remetem a cultura missioneira. Essa peça foi encontrada no porão da Catedral Arquidiocesana de Santa Maria, onde ficou guardada, esquecida por muitos anos. Somente com o trabalho de higienização das peças para a inauguração do Museu de Arte Sacra de Santa Maria, em 2009, foi descoberto o seu valor histórico, graças à intervenção do artista plástico Juan Amoretti, pois a imagem estava com muitas camadas de tinta que impediam a visualização da cavidade as costas e os traços desta obra de arte.

O projeto  “Gestão e informatização do patrimônio cultural do Museu de Arte Sacra de Santa Maria/RS" tem o apoio e incentivo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio Cultural (PPGPPC) e do CPD-MULTIWEB da UFSM.