Museu de Arte Sacra
de Santa Maria


Fundação da Catedral


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A construção da Catedral Diocesana de Santa Maria ocorreu na administração do Padre Caetano Pagliuca. A sua chegada em Santa Maria, no ano de 1900, contribuiu para o fortalecimento do catolicismo na cidade, tendo como resultado a construção da nova igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

O padre no mesmo ano de sua chegada organizou uma comissão formada por líderes locais e com eles, dois anos depois, lançou as bases da construção do novo templo, em 1902 e o lançamento da sua pedra fundamental na Avenida Rio Branco em 8 de dezembro daquele ano.  

A conclusão do templo ocorreu em 5 de dezembro de 1909, quando foi inaugurada pelo Bispo D. Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão. Muitas caravanas chegaram de Porto Alegre, Santa Cruz, Cachoeira, Rio Grande, Bagé e Uruguaiana para o evento.

Fonte de Pesquisa:

COELHO, EVA R. Catedral Diocesana de Santa Maria: 100 anos de história, amor e fé. IN: Catedral de Santa Maria, RS: 100 anos de história, amor e fé. Santa Maria, RS: Centro Universitário Franciscano, 2009. 215 p. ISBN 978-85-7909-009-7