Museu de Arte Sacra
de Santa Maria


Arquitetura da Catedral


A Igreja matriz católica de Santa Maria foi concebida arquitetonicamente sob a égide do ecletismo, estilo que se prolongou até as primeiras décadas do século XX. Era a estética recorrente na maioria das construções contemporâneas de Santa Maria.

O visitante deve observar os ricos detalhes da fachada principal, como as cúpulas que arrematam as duas torres, os capiteis das pilastras decorativas, as folhas das três portas de acesso, realizadas em madeira talhada. Outros destaques, a imagem da padroeira de Santa Maria, Nossa Senhora da Conceição, no altar do triangulo central da composição e o relógio francês, instalado na torre sul, em 1911.

Ao entrar no interior da Catedral, o visitante não chega imediatamente no espaço principal, antes encontra um para-vento estilizado, praticamente uma divisória, dotada de três portas em madeira, adornada com vitrais. Ao transpor uma das portas do anteparo, o visitante entra no grande recinto das três naves que constituem o local de orações e cultos, tendo todas as arcadas entre as naves como também o teto pinturas com afrescos dos artistas italianos Aldo Locatelli e Emilio Sessa.

As três naves do interior deste templo são interligadas por oito potentes arcos romanos, com iluminação natural pelos vitrais das janelas laterais. Na frente do altar-mor encontra-se o trono episcopal: a Cathedra do bispo, símbolo do status de Catedral, sede de uma diocese.
Quanto aos altares laterais apresentam composição bem simplificada e não são iguais entre si. A nave da esquerda emoldura a imagem do Sagrado Coração de Maria e dois pares de anjos para compor a cena. Neste altar está o Tabernáculo. O altar na nave direita é mais elaborado do que o outro e é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

ALMEIDA, LUIZ G. B. Catedral Diocesana de Santa Maria: considerações sobre sua arquitetura. IN: Catedral de Santa Maria, RS: 100 anos de história, amor e fé. Santa Maria, RS: Centro Universitário Franciscano, 2009. 215 p. ISBN 978-85-7909-009-7